Em nosso dia a dia é comum ouvirmos música alta em fones de ouvido enquanto cuidamos de nossos deveres, ao dirigir, apreciar o show de nosso artista favorito ou até mesmo fogos de artifícios em eventos e comemorações de final de ano.
É preciso ter alguns cuidados com a audição devido ao intenso volume das músicas ou fogos de artifício que fazem parte das celebrações, pois o barulho emitido podem atingir mais de 120 decibéis (dB), sendo que o limite seguro de exposição aos sons recomendado por especialistas é de 85 decibéis.
Quando o limite recomendado ultrapassa há um grande risco de perda auditiva e, em alguns casos a situação pode ser até mesmo irreversível.
A exposição a poluição sonora pode ocasionar consequências severas à nossa qualidade de vida, afetando sua saúde e suas relações sociais, os sintomas são diversos, como sensação de pressão nos ouvidos, zumbido, tontura, irritabilidade, sensação de ouvido tampado, pressão e estalos no ouvido.
Vale ressaltar que se o indivíduo já tem predisposição a desenvolver uma perda auditiva ou se, no dia a dia, está exposto ao ruído intenso de forma consistente, ele terá maior probabilidade de desenvolver uma perda auditiva e, portanto, deve se ter ainda mais cautela.
Caso um ou mais sintomas permaneçam, a pessoa deve procurar um profissional para realizar uma avaliação.
Fonte: Blog Microsom